- Como obséquio de minha escravidão por amor -

25 de novembro de 2014

Conceição da Virgem Maria

"Esperança do pecador"


Quando a tua conceição o mundo inteiro alegra,
por que eu só cairei vergado de tristeza?
Talvez, porque negras faltas me roem o coração,
160
que geme a vista de suas asquerosidades?
Talvez, porque o lodo odeia a pureza,
     como as trevas a luz,
e a virtude para o coração perverso
     é sempre um espinho?
Talvez, porque os olhos impudicos fogem
     do semblante casto
e a luz da virgindade atormenta os impuros?
165
     É a verdade, confesso-o,
e ela seria capaz de mergulhar-me no abismo
a pobre alma com tanta carga de tristeza
se tua bondade não viesse dilatar-me
     o peito acabrunhado
se meu coração fugisse por completo
     ao teu seio materno.
A tua luz desbarata as trevas
a tua pureza purifica o lodo
170
a tua virtude afugenta o crime.
Seguirei impuro a tua pureza:
meu coração se unirá ao teu
para despojar os andrajos do pecado.
Mas, o que foi concebido no lodo desta terra
     quem o purificará?
Quem em torrente cristalina há de lavar
     uma macha maldita?
175
     Só a tua pureza
o há de conseguir, imaculada Virgem,
única liberta do mal hereditário.
Cúmplice envilecido do paterno crime,
eis que trago do seio de minha própria mãe
     a raiz da iniquidade.
Na voragem do lodo imundo mergulhada,
180
a vida me apodrece corroída por seus males.
Tu, fonte cristalina de pureza,
     terror da maldade,
banha-me o coração nas torrentes da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário