- Como obséquio de minha escravidão por amor -

13 de maio de 2015

Lamentação aos pés da Virgem

Sobre as ruínas da virgindade (I)


Infeliz de mim! Fugiste ligeira dos meus olhos,
porque a longa demora me retardara os passos.
636
Eis que o feroz inimigo me lança brandos dardos
e consegue do peito arrancar-me a couraça.
Arrombando os portais mal vigiados,
     saltando as trincheiras
arrebentou-me os tesouros da alma e do corpo.
     Já tarde, muito tarde
entrei a contemplar minhas tristes ruínas:
640
"Ai! Foi-se, exclamei, a flor da virgindade!"
Lançando contra o peito os dois punhos cerrados,
chorei a negra ruína com estes tristes gemidos:
     "Ai de mim! Minha trincheira...
Quem a derrocou tão irreparavelmente?
Que malvado me forçou as portas cerradas da alma?
646
Que fera tão cruel, ó minha herdade bela, 
     te derribou a sebe?
Que monstro destruiu tua muralha?
Agora, sem muros, és presa de qualquer ladrão,
     és covil aberto
a quantas feras a ti se acolherem...
Por que, supremo Pai, me trouxeste à luz do mundo?
650
Por que me lançaste do materno seio
     ao chão duro da terra?
Oxalá minha vida se tivesse desfeito
     ao despontar a existência,
e teus olhos não me vissem neste estado horrendo!
Oxalá me achasse morte e fosse a última da vida
a hora que houvesse de contemplar
     a ruína da pureza.
655
Mais suave seria sucumbir cruelmente
e ir sofrer todas as penas do inferno horrendo,
ó Pai amantíssimo, imensa bondade,
poder infinito, chama do eterno amor,
do que ultrajar a tua majestade
     com minhas obras nefandas,
660
e executar meus crimes hediondos
     diante de teus olhos.
Ó alma infeliz, disforme, adultera, asquerosa,
torpe e agrilhoada a um corpo imundo,
expulsa o torpor, rasga o canceroso peito,
revolve até o fundo a chaga de teus crimes!
665
     Quem, ai! desgraçada
te roubou a formusura da divina imagem?
Quem te maculou de imunda lama as faces?
Acaso és tua mesma, a quem outrora
lavou a límpida torrente do batismo,
e te fez do peito um cristal de neve?
670
Tu, a que o Espírito de Deus purificou
     no seu cadinho,
para dourá-la em labareda de ouro fino?
Foi a ti que o celestial Esposo
uniu a si em aliança indissolúvel,
ao te lavar os crimes em suas águas férteis?
A fidelidade, ó alma, onde a deixaste?
Onde perdeste o anel da aliança?
e o amor, aquele amor, que juraste honrar eternamente,
     onde o manchaste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário