- Como obséquio de minha escravidão por amor -

30 de maio de 2015

Lamentação aos pés da Virgem

A doce melodia



735
     Ergo-me, então:
A alma amarrotada pelo peso de meus crimes,
o antigo torpor a lavrar ainda
     no corpo entumecido.
Apenas teu olhar me atingiu, Virgem amável,
     o rubor cobriu-me a face,
a cabeça pendeu-me para o chão.
Meus olhos nada mais viram, as lágrimas não jorravam:
740
As pálpebras apertadas seguravam os olhos cheios.
     À tua vista, ó Imaculada,
fugiram-me dos lábios as palavras:
o medo enregelou-me a língua entorpecida.
A mente estremecia, cônscia de sua torpeza:
meus crimes numerosos fulminaram-me.
745
     Os ouvidos somente
sorviam as tuas divinas palavras,
ansiosos de aprender em teus lábios
     uma expressão de carinho.
     E eis que de teus lábios,
se não me enganou louca ilusão,
destacou-se uma voz que eu conhecia:
     "Ergue-te, vem comigo
para o templo do Onipotente,
750
tu aqui meu servo serás perpetuamente!"
     Ouvi, e me voltou a vida,
e a língua me soltou e exclamei:
"Eia, Virgem bendita, sigo-te daqui por diante
     por onde quer que fores!"
     A morte, o ódio eterno,
a repulsa da divina face, a pena que não morre,
eis aí o que meus crimes mereciam.
755
Mas, se ao indigno restituis com a vida
     o teu doce amor,
esta será para mim a melhor glória
     de teu carinho de mãe!"
Assim falei: vi-te sorrir ao meu pedido
     favoravelmente...
nova esperança penetrou-me a alma.
Apossou-se de meu coração a santa audácia
     de imitar tua vida,
760
de te seguir por toda a parte e por toda a vida,
     de longe ao menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário