- Como obséquio de minha escravidão por amor -

24 de dezembro de 2014

Nascimento da Bem Aventurada Virgem Maria

"Pelas letras do alfabeto"


     Tu és a Vara
que germinou da raiz de Jessé,
vara isenta de nós, vara isenta de asperezas:
Os nós são o ferrete do primeiro pecado
     que tu não herdaste,
480
as asperezas são as culpas próprias que não tens.
Fazendo desta vara açoite, vergastarás
     o tirano infernal
e o expulsarás da casa mal havida.
     Também a teus filhos
tu castigas com golpes compassivos
e depois os acalentas com teu materno amor.
485
     ó Vara piedosa,
inclina-te frequentemente sobre o meu dorso:
ser-me-á doce suportar os golpes de sua mão.
     Fere, não me perdoes:
Estão a pedir castigo minhas culpas...
Fere, não me perdoes: tudo contente sofrerei!
Se aos teus prediletos mais feres quanto mais amas,
490
     feres-me sem medo,
para que eu seja teu sem restrição!
Bate-me! não temo sucumbir sob esta vara:
jamais alguém recebeu a morte de tua mão.
Tu castigas curando e curas castigando:
de tuas mãos escoa a vida pelos membros mortos.
495
Ó vara sagrada, crescerás sem medida
até tocar os astros com a ponta intata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário