- Como obséquio de minha escravidão por amor -

4 de dezembro de 2014

Nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria

E eu... que faço?


Oh! insensato, que paixão me arrasta?
     que torvelinho me arrebata?
para onde me levam tão cegamente os pés?
     Por que vagueias, olhos meus,
e não descansais no rosto da Virgem,
mais rosado que as rubicundas rosas?
     Por que não vos prendem
325
os olhos formosos da Virgem recém-nata,
     mais claros que a luz do sol?
Engano-me? Ou já vagidos me chegam os ouvidos?
que viração me trás tão suaves melodias?
Engano-me? Ou já me soou o nome de Maria,
330
ecoando no céu, na terra e no inferno?
     Respeitosas as estrelas
palpitam ao nome terno desta Virgem,
respeitosa a terra cala-se para ouvi-lo.
O exército infernal treme a este som terrível
e a serpente maligna some-se no abismo.
335
Ó nome todo mel de celestial doçura!
ó nome doce, doce quanto não sei dizer!
Se me permites, preso de teu amor,
levarei a teu berço, ó Virgem, o presente
     destes meus pobres cantos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário