- Como obséquio de minha escravidão por amor -

9 de dezembro de 2014

Nascimento da Bem Aventurada Virgem Maria

"Pelas letras do alfabeto"

Si bem considero, tu, ó santa virgenzinha,
     és a Árvore da vida,
     fértil de frutos eternos,
cujas raízes se escondem nas entranhas da terra,
cujas franças sublimes chegam às alturas do céu,
365
cujos braços sombreiam o nascente e o poente,
e tudo abrigam de um a outro polo.
Sob tuas rapagens proteges tudo o que respira:
     amam tua sombra os homens,
     amam-na as próprias feras.
Aos bons tu dás a sombra de tua paz
370
e aos maus que se achegam não negas teu frescor.
Eis que de contínuo me abrasa o fogo das paixões:
     em tuas largas ramagens,
acolhe-me, ó árvore toda amenidade:
oxalá possa eu, qual celeste avezinha,
desferir radiante nos teus ramos
     trinados divinos,
375
quais soltam em inesgotável melodia
     os que teu amor incendeia
     na fornalha do coração.
São estes que tanto gostam de sondar
     os abismos de tuas virtudes
medindo os passos pelos teus vestígios.



     Tu és o Báculo,
     que sustém as débeis forças
380
e não deixas cair no laço os pés vacilantes.
Não tema desgraça quem em ti se apoia e firma,
quem confia à tua guarda corpo e alma.
Olha como todo se esvai o meu vigor,
como os joelhos fracos me vacilam:
     estende-me teu braço
para que estes pés trementes não resvalem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário